"E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos." (At 2:47b)
Todos nós estamos envolvidos com vidas, uns com mais intensidade, outros procurando fazer o melhor, porém alguns ainda não estão entendendo o verdadeiro sentido da Visão, e o mais traumático, alguns estão questionando a sua própria existência. Estão sempre se avaliando, não se sentem qualificados, estão constantemente se punindo, e facilmente se tornam presas fácies do inimigo, pois subestimam a capacidade que o Senhor lhes deu de enfrentar e vencer todo e qualquer problema. "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm 8:37)
Nessa ministração, gostaria de ajudá-lo a entender o seu verdadeiro papel no corpo de Cristo, a sair de toda e qualquer intimidação, e ser ativado pelo Espírito Santo a ser exatamente o que Deus planejou para a sua vida. O mais absurdo nesse processo é que as pessoas são mais receptíveis às mentiras do inimigo, do que às promessas de Deus. Quero começar afirmando que você pode todas as coisas naquele que lhe fortalece (Fp 4:13). Desejo conscientizar-lhe que o inimigo está derrotado e não tem poder sobre a sua vida, ele está debaixo dos nossos pés (Ef 1:22-23); animar-lhe a tomar uma nova posição em Cristo, sabendo que maior é o que está em você do que o que está no mundo (I Jo 4:4). Lembrar-lhe que você nasceu para ser mais do que vencedor em Cristo Jesus, e o pecado não tem mais domínio sobre a sua vida (Rm 8:37 e 6:14).
Essa introdução até parece evangelística, escrita para novos convertidos, mas ela está sendo dirigida para você! Você que perdeu o primeiro amor, deixou o ânimo de lado, voltou a crucificar Jesus pelas suas atitudes, que está dentro da comunidade, mas se comporta como o irmão do filho pródigo que não saiu de casa, mas condena o irmão, está sempre julgando, não sabe mais o direito de herança que tem e precisa de um renovo, ou seja, precisa ser verdadeiramente consolidado.
O tema consolidação, além de ser restaurador, traz consigo muita motivação, pois quem não está precisando ser consolidado, amparado, ajudado, socorrido em uma área específica? Nós não podemos nos esquecer de fatores que são de fundamental importância para não falharmos no processo consolidador. Antes de tudo, quero lembrar que a consolidação é como o verbo no gerúndio, uma ação contínua, que está sempre indo ao encontro de.
Quando começamos a cuidar de vidas, além de enfrentarmos a guerra que o cotidiano nos apresenta, somos levados a tirar a ovelha, o discípulo da boca do lobo diariamente. Então além da nossa guerra pessoal, temos que tomar as guerras dos outros. Tenho ouvido alguns dizerem: "Eu não tenho condições de cuidar da minha própria vida, como cuidarei da vida dos outros?". Vejo nessa afirmação uma hombridade muito grande! Por isso devemos entrar com o processo consolidador, pois quem não foi consolidado, não está apto para consolidar, e quem não está sendo constantemente consolidado, não saberá consolidar os mais carentes.
A consolidação é como uma semente: quanto mais plantamos mais colhemos, porém se não plantamos, o que podemos colher? Aquele que trabalha a terra, seja o primeiro a comer do seu fruto, afirma a palavra (II Tm 2:6).
[fechar publicidade]
Frente do Site
Comunhão de Igrejas
Ministros de Louvor
Discografia Ouvir e Crer
Nossa Loja On-line
Galeria de Imagens
Comunhão de Ministérios
Mel Que Brota da Rocha
Palavras que Edificam
Testemunhos de Vida
Livro de Visitas!
Links
Convites
Agenda de Eventos
Cadastros
Fale Conosco!
Radio On-Line
Login
Nossas Igrejas
Missão Cristã Mundial
Meninas dos Olhos de Deus
Amigo Íntimo
Cadastro de Livrarias
Cadastro de Rádios
Visitantes: 241062
O envolvimento de Deus com o nosso espírito. Modulo dois, lição dois
Dave Roberson ensina que meditação é o Espírito Santo reconstruindo a Verdade em nosso íntimo, de maneira que ela possa ser o entendimento que dirige a nossa vida. Meditação é o Espírito Santo envolvendo-se com o nosso espírito para nos ensinar a Verdade. Há uma enorme diferença entre o ensino do Espírito e as doutrinas humanas.
A meditação começa quando, no ambiente de comunhão dentro de nós, o Espírito Santo comunica ao nosso espírito alguma Verdade; Ele o faz nos despertando para algo no texto e ali começa o relacionamento do Espírito conosco com o fim de nos ensinar a Verdade no íntimo e fazer brotar fé verdadeira em nós. Para isso, precisamos orar e ler a Palavra ao mesmo tempo hora após hora, e então tomar a porção à qual estamos sendo dirigidos a meditar e mergulhar no texto o quanto pudermos sem nenhuma pressa de concluirmos e sairmos dali. Veja, não estou falando da leitura sistemática da Palavra de Deus; estou me referindo a um tempo de busca num determinado texto ou tema, que o Espírito Santo nos guia na Palavra de Deus.
O Espírito Santo criará uma tendência de entendimento num determinado texto; algo nos chama atenção; uma Verdade ali salta pra nós; somos atraídos a ficar ali naquele assunto com Deus por mais tempo do que talvez ficaríamos normalmente. Deus faz isso através da nossa necessidade Dele; fome espiritual, ou simplesmente pela nossa abertura a Ele. Na Verdade o Senhor sempre procura chamar a nossa atenção para um determinado tema ou assunto na Palavra; o ponto é que nem sempre temos a “paciência” para ficar ali no texto que estamos meditando até que Deus nos mostre o que Ele quer nos mostrar ali.
É muito importante lermos a Bíblia como quem busca uma comida especial para o seu espírito. Precisamos tomar a Palavra de Deus completamente abertos para a ministração do Espírito Santo. Deus quer tocar o nosso espírito com a Sua Verdade de maneira que a Sua Verdade (Revelada em nosso íntimo) seja a sabedoria Dele nos guiando na situação específica. Mas é necessário ficarmos ali com o Espírito Santo lendo o texto e relendo-o várias vezes; sem pressa; sem ansiedade de irmos à frente na leitura da Palavra; até que o que existe em Deus ali para nós, nos seja ministrado pelo Espírito Santo. Na verdade, há lugares e lugares em Deus que o Espírito Santo quer nos conduzir através da oração no Espírito e da meditação da Palavra; lugares que muitas vezes foram inexplorados por nós. Lugares desconhecidos em nossa experiência cristã. Lugares reais em Jesus. Nós estamos assentados em Cristo Jesus nos “lugares” celestiais; Deus quer revelar esses lugares para nós em Jesus Cristo. O Senhor Jesus revelou esses lugares pela maneira como Ele manifestou a glória de Deus na terra. Hoje o Espírito nos diz: Aquele que diz estar Nele, esse deve andar como Ele andou. Como fazemos isso? Por fé na Palavra que Ele revela em nosso coração. Por fé...
O Senhor sempre nos conduzirá a uma direção de entendimento na meditação na Palavra de Deus. Diante disso, precisamos percorrer o caminho proposto até que a Verdade de Deus seja reconstruída em nosso íntimo. Como? Lendo e relendo o texto, orando em línguas enquanto lemos e deixando que o Espírito Santo vá formando a Verdade de Deus em nosso coração. Sem nenhuma pressa todos os dias nós abrimos a nossa Bíblia no mesmo texto ou livro da Bíblia e vamos lendo e lendo; deixando a nossa alma (Mente, vontade e emoções) ser imersa naquele texto; Deus usará esse comportamento para colocar a Sua Verdade dentro de nós de maneira que a Verdade revelada seja a Sua sabedoria guiando os passos que precisamos dar em Deus. À medida que a Verdade específica de Deus brilha em nosso íntimo, o processo de crescimento daquele entendimento vai ser formando.
É como uma árvore: cada Verdade da Palavra de Deus tem o potencial de crescer para que o entendimento sobre aquela verdade se torne real em nossa vida em nosso dia a dia. Daí a importância de sermos pacientes na meditação da Palavra a fim de entregarmos a nossa alma dia e noite ao Espírito Santo através da meditação na Palavra, permitindo que Ele ministre a ela e a transforme cada vez mais. Através da meditação, peças vão sendo inseridas em nós pelo Espírito Santo e uma imagem vai sendo formada em nosso íntimo (Is 28:10-12). Um entendimento aqui; outro ali. Deus vai nos dando revelações e mais revelações na Palavra dentro do texto específico ou tema específico até que uma imagem completa fica pronta dentro de nós (O firme fundamento para a prática da nossa fé).
Lembre-se: tudo isso o Senhor faz para Ele seja a nossa vida; e não apenas para nos encher de conhecimento revelado; o sabe ensoberbece, mas o amor edifica. Precisamos ser sensíveis ao Espírito Santo a ponto de ficarmos num texto até que Ele conclua o que Ele tem para nós naquele tempo. Precisamos ter persistência e fé para ficar ali no texto e cavar até que as águas fluam daquela fonte específica que o Senhor está usando para o nosso íntimo e fazermos do entendimento que recebemos a nossa prática. O saber ensoberbece, o amor edifica. Se amamos a Deus, precisamos deixar que todo conhecimento revelado que temos seja edificado em nós pelo princípio da morte e ressurreição; ou, obediência e poder. O objetivo da meditação na Palavra é nos transformar na imagem de Jesus de maneira que o nosso comportamento mude em função da Palavra de Deus, revelada em nosso espírito. O propósito da Verdade revelada é ser incorporada em nós de maneira que a Verdade de Deus se torne parte de nós, e nós dela. Aleluia!
Portanto, tome o que você compreendeu em Deus e comece a praticar. Ponha em ação a sua fé. Fé, como ensina o irmão Bernardo, é um comportamento segundo o que Deus diz. Tome a Palavra revelada e se lance à obra. Tenha um comportamento equivalente à Sua fé, permitindo que o que você pensa, fala e faz seja “conformado” ao que Deus formou em você pela Palavra revelada.