Série: GANHAR – Cumprindo a Grande Comissão
Pai de Multidões
Quebra-gelo: Pegue uma caixa vazia coloque dentro dela, previamente, uma caneta. Pergunte aos mebros da célula se eles fazem idéia do que há na caixa. (Deixem que deêm algumas opiniões) Diga-lhes que fechem seus olhos e tentem imaginar (mas não falem) o conteúdo da caixa de acordo com o que você for informando. Diga-lhes, pausadamente: 1) Pense... com esse objeto nós podemos registrar o que fizemos em um passeio (talvez pensarão em máquina fotográfica); 2) Com ele nós podemos fazer cálculos (provavelmente pensarão em calculadora); 3) Com ele podemos demarcar o tamanho, a altura, a profundidade, a metragem; 4) Com ele eu posso dizer “eu te amo”.
Diga-lhes que até agora você deu informações superficiais, mas agora dará as informações precisas: 1) Este objeto se leva para a escola; 2) Este objeto é de escrever; 3) Este objeto escreve na cor (diga a cor que a caneta escreve). Peça que abram os olhos e digam qual é o objeto que está na caixa. Com certeza responderão CANETA. Abra então a caixa e mostre a todos.
Transição para o Estudo: Deus quando nos faz sonhar, Ele é objetivo, direto, específico. Deus não nos dá sonhos incertos. Ele não é Deus da dúvida. O nosso Deus é Deus de sonhos claros. E Ele fez um homem, Abraão, sonhar com uma grande multidão. Ele fez Abraão enxergar a multidão antes que ela existisse.
Leitura Bíblica: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! (Gn 12.2)
I – Para quê uma grande multidão? (Gn 13.14-17)
· Para possuir territórios (Gn 13.17). Cada um recebeu um território para tomar posse (sua casa, família, bairro, etc).
· Para destruir as obras do diabo (Ex 23.24). Tudo o que o diabo fez na nossa cidade será desfeito em nome de Jesus!
· Para exterminar os inimigos (Is 14.22). Nossos inimigos não são de “carne e sangue”. Deus nos manda tomar posse do território e expulsar todas a “entidades” que dominavam sobre ela.
II – Farei a tua descendência como o pó da Terra (Gn 13.16)
· Uma grande multidão precisa de um território. “Ergue os olhos e vê” (Gn 13.14). Antes de entregar a descendência, Deus fez Abraão ver o território.
· Levanta-te, percorre a terra (Gn 13.17). Não basta apenas olhar para ela, é preciso percorrê-la, profetizar sobre ela, tomar posse (Js 1.3). Isso pode ser feito através de Atos proféticos, Cultos Evangelísticos, etc.
· Conheça a terra da sua posse. Significa conhecer também as pessoas. Aproxime-se das pessoas com “primeiras intenções”: ganhá-las pra Jesus! Cumprimente, sorria, convide, seja bom vizinho, ajude, etc.
III – A nossa multidão será do tamanho do nosso território (visão).
· Deus nos faz sonhar. Quando Deus fez Abraão VER a terra, Ele o estava levando a sonhar. Se nós enxergamos somente a nós (orgulho) ficaremos sós. Se olharmos além de nós e enxergamos nosso próximo, nossos vizinhos, nosso bairro, a cidade, o Estado, o País... Com certeza a multidão será maior. Então comece a enxergar as multidões!
· Não há território inconquistável, há discípulos que não se dispuseram à conquista. Quem luta mais conquista mais! Esteja disposto a IR ALÉM DOS SEUS LIMITES! Deus só renova as forças dos que “esperam” Nele, não dos esperam na sua cama, numa rede, na frente da televisão, etc. O seu vizinho é SEU vizinho. A sua casa é a SUA casa. A sua família é a SUA família. A sua missão é a SUA missão. Não abra mão dos territórios naturais que Deus já te entregou. Conquiste! Conquiste! CONQUISTE!
· A Multidão de Abraão começou com Isaque. A sua multidão já começou?
Conclusão
Abraão foi chamado a ser pai de multidões e, nele, cada um de nós recebemos essa promessa. Levante os olhos e VEJA! Isso é fé! Se não sonharmos com uma multidão de salvos nunca os teremos. Deixe Deus te fazer sonhar. O sonhos de Deus são claros: Você é PAI DE MULTIDÕES!
Música recomendada: Pai de Multidões (Fernandinho)
Pr. Joaquim da Rocha
prjoaquim@ibrcelulas.com